Educar para a prevenção é um termo utilizado na prevenção de acidentes, mas o termo correto é treinar para a prevenção.
Educar é algo mais amplo, englobando valores, competências e desenvolvimento de suas faculdades intelectuais ou físicas, ou seja, estas ações ocorrem no desenvolvimento da vida de cada Ser Humano.
Treinamento é apenas uma ferramenta da educação.
A evolução ocorre quando há o encontro da realidade com a necessidade, pois deste princípio nascem idéias boas e funcionais sobre as atividades prevencionistas.
Viveríamos muito melhor se em nossa sociedade tivesse ensino para a prevenção, não focado somente no trabalho, mas no aspecto geral.
Levando em consideração que os tempos mudam e a burocracia a ser cumprida pelo SEST ou RH faz com que o “formalizar” seja mais importante que o “treinar”.
O treinamento tem o objetivo de levar ao colaborador informações objetivas de como realizar suas atividades com segurança, mantendo sempre mesmo que repetidamente (reciclagem) o conceito prevencionista em primeiro lugar.
Nestas condições a cada treinamento realizado a empresa diminui o risco de acidente por descumprimento de procedimento de segurança.
Levando em consideração a importância do treinamento, o mesmo tem que ser o mais próximo da realidade da empresa, dinâmico e objetivo.
Atenção com os treinamentos realizados em sua empresa e lembre-se, o ideal é dispor de ferramentas que comprovem a compreensão dos colaboradores sobre o conteúdo do treinamento.
Cuidado com a formalização dos treinamentos, esta atitude não garante que os colaboradores exerçam suas atividades com segurança, aumentado o risco de acidente.
Prevenção é o princípio de todas as áreas, mas para a segurança é primordial pois acidente e doença do trabalho envolve diretamente na saúde das pessoas.
Pense!!!!!
0 comentários