NR10 – NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

Categoria NR's

Escrito por Everton Abatepaulo de Barros

Em 13/02/2020

A Norma

A NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, é uma norma que estabelece requisitos mínimos de implantação de medidas de controle e sistemas preventivos, garantindo a segurança dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas.

Principal exigência

Manter o Prontuário das Instalações Elétricas – PIE atualizado e de acordo com a exigência da Norma, pois desta forma, o objetivo da norma será atendido.  

Compões este prontuário conforme item 10.2.4.

  • Conjunto de procedimentos;
  • Medições e inspeções do sistema de proteção de descargas atmosféricas e aterramento;
  • Especificação dos equipamentos de proteção coletiva, individual e ferramental;
  • Documentação comprobatória de qualificação, habilitação e capacitação e habilitação dos trabalhadores e seus respectivos treinamentos
  • Resultado dos testes de isolação elétrica em equipamentos de proteção individual e coletiva;
  • Quando houver na empresa área classificada, os equipamentos e materiais deverão ser certificados;
  • Relatório Técnico das inspeções atualizado, este relatório é o Laudo elétrico.

Destes itens mencionados que estão relacionados ao PIE, a empresa também deverá manter os esquemas unifilares atualizados, fixados em seus quadros de força, distribuição e de máquinas.

Esclarecimentos

Esta norma aborda como principal característica o profissional que interaja com energia elétrica e a própria instalação.

Para o trabalhador

As atividades deverão ser realizadas a luz de procedimentos técnicos, precedidos de “Ordem de Serviço”.

A capacitação profissionalizante e os treinamentos de segurança (Básico ou Sistema Elétrico de Potência – SEP), deverão estra arquivados no Prontuário.

Equipamentos de Proteção Coletiva, Individual e ferramental, deverão ser definidos e registrados no laudo e nos procedimentos da empresa, bem como arquivado no prontuário os testes de isolamento quando aplicável.

Instalações Elétricas 

Para este item, a norma entende que as instalações elétricas estejam adequadas conforme legislações vigentes.

NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão.

NBR 14039 – Instalações elétricas de média tensão de 1,0 Kv a 36,2 K.

            A obrigação dos esquemas unifilares atualizados com definição do sistema de aterramento é para garantir que o profissional não irá se confundir ao realizar manutenção nas instalações.

            Os documentos de inspeções e manutenções dos sistemas de proteção de descargas atmosféricas – SPDA e sistema de aterramento, tem o objetivo de garantir que ambos estão em funcionamento adequado.

            O teste de “termografia” é para inspecionar o sistema elétrico, identificando falhas e prolongando a eficiência operacional do sistema.

Importante

            O relatório elétrico (Laudo Elétrico) deverá ser realizado para empresas que tem carga instalada superior a 75 KW e havendo dúvidas com relação a este item, a empresa deverá elaborar um estudo técnico para identificar a carga instalada da empresa.

            Quando a empresa estiver dispensada de elaborar laudo elétrico, mas tem um profissional que realiza atividades e intervenções nesta área, as recomendações voltadas ao profissional como: treinamentos, capacitações, EPI, EPC e ferramental se aplicam.

            Quando a empresa contratar empresa “terceirizada” para realizar as intervenções elétricas, ela deverá elaborar os procedimentos e Ordens de Serviço, aplicar integração de segurança e cobrar as documentações como: capacitações, treinamento de segurança NR 10, certificações de EPI, EPC e ferramental, ASO e outros que achar importantes.

            Os trabalhados realizados em alta e baixa tensão, não altera obrigações do prontuário, mas altera os objetivos dos treinamentos e procedimentos.

0 comentários

Deixe uma resposta

Whatsapp
Enviar Mensagem
%d blogueiros gostam disto: